top of page

Diabetes com humor: a história do Rubão Diabético

Conheça o Rubão, “o diabético mais sem vergonha das redes sociais”. E mais sortudo também. Saiba por quê.


Humor e amor combinam muito bem com a dupla que conheci virtualmente e que tenho imenso prazer em apresentá-la aqui, mas apostando que a maioria dos leitores já a conhece. Rubão e Priscila são pai e filha. Um pai louco por doces e uma filha muito dedicada. Mas esta história não é nenhum mar de rosas, mamão com açúcar, não! Isso porque Rubão tem diabetes tipo 2 e Priscila é a cuidadora. Ou melhor, a General, como ficou conhecida por ajudar o pai a manter a glicemia controlada.


“A General nasceu em 2002, quando meu pai teve um infarto. Vou explicar melhor. Ele descobriu o diabetes em uma época que não existia medidor de glicemia para fazer o teste em casa. Era necessário ir até o laboratório todos os dias. No início, ele não precisou tomar medicação e o tratamento era basicamente a reeducação alimentar. Meu pai seguia direitinho, até que um dia foi ao consultório, fez exame e se deparou com um resultado bom. Era para ser uma ótima notícia, porém ele achou que estava curado. E foi relaxando e deixando para fazer a dieta uma semana antes do exame. Isso mascarou o resultado por um certo tempo, até que, em 2002, tivemos um grande susto”, conta Priscila Oliveira, jornalista, que, na época, tinha 19 anos.


Foi então que ela pensou: “Se eu não pegar no pé do meu pai, o pior pode acontecer”. A vigilância surtiu efeito: “Não temos sustos com a glicemia do meu pai há muitos anos”, comemora.

Mas Rubão apronta demais, diz Priscila. “As pessoas me perguntam se eu exagero nas histórias. Mas não. Ele faz coisas que até Deus duvida. Outro dia, abri um pote de farinha em casa e vi que, embaixo da farinha, tinha paçoca escondida”, relata a General, dando risadas.


Com tantas histórias hilárias do dia a dia, Priscila criou, em 2018, um perfil no Instagram (@rubaodiabetico) para exibir os flagrantes do pai. Com fotos bem humoradas e textos divertidos, eles passam uma mensagem positiva: de que é possível viver de forma leve e feliz mesmo tendo diabetes. Além disso, mostram a importância da família no tratamento do diabetes, sobretudo durante uma pandemia.


Diário de Bordo: Revista Momento Diabetes nº 26

Fonte: Revista Momento Diabetes nº 26. Confira na nossa loja virtual.

bottom of page