top of page

Caneta da saúde: insulinas cada vez mais modernas

Um século de inovação no tratamento do diabetes resultou em maior qualidade devida a milhões de pessoas. Saiba mais sobre a caneta da saúde!


Desde a descoberta da insulina, em 1921, o tratamento do diabetes passou por muitas inovações com o objetivo de chegar o mais perto possível de uma resposta insulínica similar à natural, proporcionando maior qualidade de vida e menos hipoglicemias a milhões de pessoas com a condição.

Um dos progressos mais importantes aconteceu em 1946, com o desenvolvimento da insulina NPH, que possui ação prolongada no organismo. Em 1982, a Novo Nordisk® se tornou a primeira empresa no mundo a oferecer aos pacientes uma insulina humana, feita por meio da alteração química da insulina extraída de porcos. Outro marco dessa história foi em 1985, com a chegada da primeira caneta de insulina do mundo. A partir daí, os pacientes passaram a contar com uma opção mais precisa, simples e confortável para injetar insulina.

Já na década de 2010, com o desenvolvimento das insulinas análogas de nova geração, o tratamento do diabetes se tornou ainda mais individualizado e, em 2019, com o lançamento de uma nova insulina asparte de ação ultrarrápida, o tempo esperado entre a aplicação da insulina e o início da refeição foi reduzido.

E o futuro? “Queremos um futuro sem hipoglicemias e com mais liberdade”, afirma a diretora médica da Novo Nordisk®, Priscilla Mattar. Por isso, um dos grandes objetivos da empresa é desenvolver a chamada “insulina inteligente”. Foco em pesquisas clínicas, desenvolvimento de dispositivos médicos e soluções digitais de saúde são o caminho para se chegar a mais uma inovação revolucionária.



ACESSO ÀS INSULINAS

Caneta de Insulina
Caneta preenchida com insulina que está disponível no SUS.

Toda essa evolução não teria tanto valor se não estivesse ao alcance dos pacientes. Em 2006, a insulina passou a ser fornecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com a instituição da Lei Federal de n° 11.347. Recentemente, o SUS também começou a oferecer a caneta pré-preenchida de insulina humana NPH e Regular, produzida no Brasil.


*Conteúdo patrocinado pela Novo Nordisk®, líder global de saúde dedicada a promover mudanças para vencer o diabetes e outras doenças crônicas graves, como obesidade e distúrbios hematológicos e endócrinos raros. Isso é possível porque a Novo Nordisk® é pioneira em descobertas científicas disruptivas e trabalha para a ampliação do acesso aos seus medicamentos e na prevenção e cura de doenças.

Saiba mais em www.novonordisk.com.br e siga-nos nas redes sociais. Novo Nordisk Farmacêutica do Brasil LTDA. BR21DI00021. Junho de 2021. Material destinado ao público em geral.


bottom of page