top of page

Atleta com diabetes tipo 1 completa 100 maratonas e lança biografia

Emerson Bisan tem diabetes tipo 1 e já correu maratonas na Muralha da China, Nova York, Disney, Patagônia argentina, entre outras.

São Paulo, 10 de novembro de 2022 – Maratona é uma corrida de 42,195 km, que requer preparo físico, força de vontade e planejamento. Completar a prova é uma tarefa difícil, mas o atleta Emerson Bisan, que tem diabetes tipo 1 há 27 anos, provou que é possível vencer essa distância não uma, mas 100 vezes, mesmo tendo uma condição crônica de saúde. Os aprendizados de quase três décadas de corrida e as experiências de vida foram registrados no livro autobiográfico “100 Maratonas: muito mais do que correr, uma missão de vida”, que Bisan lança no próximo dia 17 de novembro, em São Paulo, pela editora Momento Saúde, cuja sede fica em Taubaté.


Bisan se diz realizado por lançar o livro no mesmo ano em que se comemora um marco extremamente significativo para quem tem diabetes: cem anos atrás, Leonard Thompson, um garoto com diabetes, recebia a primeira dose de insulina, descoberta pelo médico canadense Frederick Banting. A partir de então, quem tinha diabetes recebia uma nova oportunidade de viver mais e melhor. “Meu maior medo ao ser diagnosticado com diabetes era de nunca mais poder correr. Mas descobri duas coisas importantes: que a atividade física é fundamental para controlar a glicemia e que, naquela época, o nadador com maior número de medalhas de ouro em uma mesma olimpíada, Mark Spitz, tinha diabetes tipo 1. Isso me motivou a nunca desistir dos meus sonhos”, conta o atleta, que correu a primeira maratona em 1996, ao lado do pai, Daniel Bisan.


Desde então, Bisan decidiu que jamais se faria de vítima por causa de sua condição de saúde. Em vez disso, buscaria ser o melhor em tudo o que fizesse e passou a direcionar sua carreira para orientar e treinar outras pessoas, com e sem diabetes, na realização do sonho de correr. No livro 100 Maratonas, que será lançado em novembro de 2022, ele conta algumas dessas histórias. “Escrevi este livro no mesmo ano que completei a centésima maratona para comemorar dois grandes sonhos e mostrar que o diabetes não nos limita. Cada um de nós pode ter uma vida grandiosa”, disse.


Segundo dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF na sigla em inglês), existem mais de 537 milhões de pessoas com diabetes no mundo e aqui no Brasil são cerca de 16 milhões. No dia 14 de novembro, a IDF, em conjunto com a Organização Mundial do Diabetes, realiza o Dia Mundial do Diabetes para conscientizar a população sobre os sintomas, causas e formas de prevenção e tratamento do diabetes. O diabetes que o Bisan tem, tipo 1, é uma doença autoimune e não pode ser evitado. Já para o diabetes tipo 2, responsável por 90% dos casos de diabetes no mundo, há prevenção e uma das formas é a adoção de um estilo de vida saudável, com prática de atividade física e alimentação saudável.


Foi exatamente isso que motivou Bisan a começar a treinar para uma maratona. Em 1995, o pai de Bisan estava com sobrepeso, estressado e à beira de desenvolver o diabetes tipo 2. Ele pediu a ajuda do Bisan, que na época era estudante de Educação Física, para iniciar um treino de corrida. Tomou gostou pelo esporte, perdeu 20 quilos de forma saudável e começou a treinar para a primeira maratona da vida dele, que fez ao lado do filho.


De lá para cá, Bisan já correu maratonas nacionais e internacionais, como a da Muralha da China, a de Nova York, Disney, Santiago, Buenos Aires, Patagônia e muitas outras. Além das maratonas, o livro traz muita informação sobre o diagnóstico e o tratamento do diabetes, inclusive um capítulo sobre bomba de infusão de insulina e como treinar com diabetes.


Caminho da Fé – Grupo de peregrinos com diabetes


Formado em Educação Física e diretor da Nova Equipe Assessoria Esportiva, Emerson Bisan organizou um grupo de pessoas com diabetes para fazer o Caminho da Fé, percurso a pé de 110 km que sai da cidade de Paraisópolis (MG) e termina em Aparecida (SP). A expedição sairá no dia 12 de novembro com previsão de chegar na Basílica de Aparecida no dia 15 de novembro.

Serviço

Lançamento: livro 100 Maratonas: muito mais do que correr, uma missão de vida

Noite de autógrafos: 17/11/2022, as 18h30 às 21h

Local: Livraria Martins Fontes, Av. Paulista, 509, São Paulo/SP

Produção: Momento Saúde Editora, patrocínio máster da Meiwa Care e apoio da Momento Diabetes.

Livro impresso: 170 páginas, colorido: R$ 49

Mais informações: www.100maratonas.com.br

Contato com a imprensa:

Letícia Martins – jornalista

Tel./WhatsApp: (11) 98815-1735




Commentaires


bottom of page