Saiba como a insulina inalável age no corpo

“Uso a insulina inalada em ocasiões especiais e estou satisfeita”, diz médica endocrinologista, que tem DM1 há 34 anos e está usando a insulina inalável. Solange Travassos, […]



“Uso a insulina inalada em ocasiões especiais e estou satisfeita”, diz médica endocrinologista, que tem DM1 há 34 anos e está usando a insulina inalável.

Solange Travassos, médica endocrinologista, do Rio de Janeiro, conta como tem sido a experiência com esse novo medicamento.

1. Quando a senhora começou a usar a insulina inalável?

Dra. Solange Travassos: Estou usando a insulina inalada há cerca de dois meses. Eu uso bomba de infusão com sensor de glicemia, por isso, só uso a insulina inalável em momentos bem especiais e estou satisfeita com os resultados.


2. Em quais situações?

Dra. Solange: Para corrigir hiperglicemias, por exemplo. Quando minha glicemia está acima de 200 mg/dL, aspiro um cartucho de insulina inalável com baixa dosagem. Ou quando pretendo comer algo diferente, um alimento que tenha uma quantidade maior de carboidrato do que estou acostumada a ingerir e quero um resultado rápido, sem ter que esperar os 15 minutos para poder comer. Nesses casos, inalo a insulina, pois ela age em cerca de 10 minutos no organismo.


3. Então, uma das vantagens da insulina inalada é a ação rápida no organismo?

Dra. Solange: Isso mesmo! Trata-se de uma insulina de ação ultrarrápida, apresentada no formato de pó. Ela vem em cartuchos que são inseridos em um inalador pequeno. Ao apertarmos esse inalador, o “comprimido” de insulina se quebra, transformando-a em pó, e permitindo que seja inalada pela boca. Por isso, a ação da insulina inalável é muito rápida e tem pico de ação em 30 minutos. Outro ponto interessante é que dentro de 2 horas, em média, ela é eliminada do organismo.


4. É preciso fazer algum exame específico antes de usar a insulina inalável?

Dra. Solange: Sim. Eu tive que fazer a espirometria, que avalia as funções pulmonares. Todas as pessoas que desejam usar a inalável devem se consultar antes com um médico, que certamente pedirá esse exame.


5. Quem pode usar a insulina inalável?

Dra. Solange: Até o momento, os estudos foram liberados apenas para maiores de 18 anos. Gestantes e pessoas com doenças pulmonares, como bronquite, asma entre outras, também não têm indicação de uso.

A insulina inalada é apresentada no formato em pó, dentro de cartuchos que são inseridos em um inalador pequeno.

A BIOMM conta com um programa de suporte aos pacientes para facilitar a adesão ao tratamento prescrito por seu profissional de saúde. Além de oferecer descontos exclusivos, o MAIS SAÚDE BIOMM traz opções de atendimento remoto, instruções de uso dos inaladores Afrezza e endereços das farmácias perto de você. Saiba mais em: www.maissaudebiomm.com.


*Conteúdo patrocinado pela empresa BIOMM.