top of page
Buscar

Atividade física é uma ótima aliada para lidar com os sintomas da TPM

Atualizado: 19 de jul.

Manter o hábito de se exercitar ajuda a controlar o desequilíbrio causado pelos hormônios femininos.



Já viu três letrinhas mais ingratas quando estão juntas? TPM é a sigla para tensão pré-menstrual, também conhecida como o pavor mensal de muitas mulheres. Os sintomas dela aparecem geralmente sete dias após a ovulação, quando começa o período pré-menstrual, e podem permanecer durante vários dias.


Na fase pré-menstrual ocorrem mudanças hormonais que alteram o sistema nervoso central da mulher e desequilibram os neurotransmissores responsáveis pelo prazer e pela sensação de bem-estar, como serotonina e dopamina.


“A baixa do hormônio estrogênio no período pré-menstrual aumenta a liberação de adrenalina e cortisol, causando estresse e provocando reações inversas, como insônia, tensão e flutuações do humor na mulher. Muitas sentem ainda dores de cabeça, irritabilidade e baixa concentração”, explica Fernanda Sardella, nutricionista e profissional de Educação Física formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Infelizmente, os sintomas não param por aí. Aumento da fome e vontade exagerada de comer doces e alimentos mais gordurosos também são característicos nesse período. Há mulheres que sofrem ainda com retenção de líquido, inchaço no corpo, mamas doloridas e cólicas. Mas, para driblar todos esses sintomas, uma aliada poderosa aparece: a atividade física!


“A prática de exercícios físicos oferece vários benefícios, como a liberação dos hormônios dopamina e serotonina, que combatem boa parte dos sintomas. Portanto, a mulher que pratica atividade física provavelmente terá uma TPM mais amena, com menos dores de cabeça, cólicas e maior sensação de bem-estar. Até a autoestima dela tende a aumentar”, explica Fernanda.


Este texto produzido pela Letícia Martins, diretora da Momento Saúde, para o portal Feito Para Ela. Continue a leitura direto na fonte: https://feitoparaela.com.br/2024/05/28/atividade-fisica-e-uma-otima-aliada-para-lidar-com-os-sintomas-da-tpm/


Comments


bottom of page